terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

João-bobo


 João-bobo (Nystalus chacuru)

Caracterização

Mede 18 cm, peso varia entre 61-64 g. Bochechas salientes e colar branco e puro, muito destacado na nuca, separados por uma área negra, bico amarelo-alaranjado.

Habitat

Campos semeados de árvores, cerrado, campos de cultura (cafezais, etc); ao lado de estradas de ferro. Vive também em locais bem ensolarados.

Distribuição

Ocorre do ato rio Madeira (Amazonas), Maranhão, nordeste do Brasil e leste do Peru até o Rio Grande do Sul, Paraguai, Bolívia e Argentina.

Hábitos

Permanece imóvel durante longo tempo, mudando de vez em quando apenas de lado e virando a cabeça mostrando que tudo observa, não é "bobo" como dizem, apenas confia no seu mimetismo. Quando é apontado vivo finge de morto para fugir inesperadamente. O seu vôo é rápido e horizontal, percorre apenas distâncias curtas. Vivem periodicamente em pequenos grupos que constituem aparentemente em famílias; pernoitam pousados em galhos, encostando um no outro.

Alimentação

Caça insetos (por ex. besouros) em vôo. Alimenta-se também de artrópodes pousados e lacertílias ; diplópodes, chilópodes, opiliões, escorpiões. Ingerem matéria vegetal. Bebem água acumulada em rosetas de folhas.

Reprodução

A fêmea põe de 2 a 3 ovos no ninho. Aproveita-se de taludes de ferrovias para nidificar; no período que escava, suja o bico, pés e pernas, o que altera um tanto seu colorido natural. Escava o ninho em barrancos naturais e de beiras de estradas, e em cupinzeiros. Perfura uma galeria de cerca de 40 cm no fim da qual escava ampla panela, onde são depositados alguns gravetos e talos de folhas secas.O casal revesa-se para cuidar do ninho.

Manifestações sonoras

Macho e fêmea (podem cantar) respondendo-se mutualmente. Chamam atenção, pois não param de cantar mesmo à noite.
Onde entoam um animado dueto "chacuru", "chacuru" e outras vezes repete "fevereiro", "fevereiro".
Bibliografia
Helmt Sick, 1988. "Ornitologia Brasileira" .
Marco Antonio de Andrade, 1997. "Aves Silvestres - Minas Gerais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário